CICLO DO NITROGÊNIO NOS LAGOS

Os lagos ornamentais são ambientes fechados diferentes dos lagos abertos encontramos na natureza, ou seja, lugar fechado sem renovação natural de água, pode ocorrer alguns problemas se não cuidarmos adequadamente.

Para manter um lago recém construído em boas condições de habitar animais vivos, devemos respeitar o período de ciclagem para que as bactérias nitrificantes (aeróbicas) multiplique-se e forme grandes colônias nas mídias de filtragem no interior do filtro biológico.

Com isso, a água se manterá equilíbrada e bem colonizada com as bactérias nitrificantes que promovem o ciclo no nitrogênio.

Em todo lago habitado existem compostos nitrogenados que favorecem a decomposição, como: as fezes e urina dos peixes, restos de folhas, raízes mortas, restos de comida, etc

Esses compostos apodrecem e acabam produzindo a Amônia (iniciando o ciclo).

Em seguida, bactérias do gênero Nitrosomonas transformam a Amônia em Nitrito (iniciando a nitrificação).

Posteriormente o Nitrito será convertido em Nitrato por bactérias do gênero Nitrobacter, servindo de nutrientes para as plantas aquáticas.

E para fechar o ciclo, bactérias Anaerobicas transformam o Nitrato em Nitrogênio Molecular em forma de gás, liberados pela atmosfera.

É muito importante ter um filtro biológico bom e eficiente, se não houver quantidade suficiente de bactérias nitrificantes no interior do filtro para decompor e converter toda amônia gerada no lago, isso fará com que a água fique pobre em nutrientes, com a qualidade inferior aos padrões desejados.

Em lagos pequenos sempre é recomendado a uma troca parcial de água, principalmente durante estações secas, tendo em vista que o Nitrato (um dos principais alimentos das plantas e algas) é cumulativo na água e constitui-se no produto final da filtragem biológica.

Os lagos ornamentais são ecossistemas vivos e seu bom funcionamento depende bastante do equilíbrio biológico entre todos os seus habitantes.

Para fornecer um perfeito equilíbrio, temos como referência o ciclo do nitrogênio, e quando esse ciclo está estabelecido no lago você pode ficar tranquilo e deixar que a natureza faça o seu trabalho natural.

Você quer aprender tudo sobre o universo dos Lagos Ornamentais? Então, conheça o curso completo Mestre dos Lagos pelo site www.mestredoslagos.com.br e mantenha-se informado e atualizado sobre tudo de laguismo.  

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. 

Crie você mesmo seu lago de jardim!!! 

Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br