COMO CRIAR PEIXES COM TARTARUGAS

Posso colocar peixes com as tartarugas tigre d'água no lago?

A resposta é sim, mas não podemos esquecer que a tartaruga tigre é um animal carnívoro e pode se alimentar de peixes menores ou até mesmo molestar os peixes maiores.

Se preferir criar carpas e tartarugas juntas, adquira uma tartaruga jovem (filhote), pois dessa forma conviverá pacificamente com as carpas e desenvolverá seu crescimento juntas, principalmente se o lago manter dimensões favoráveis aos animais.

Já os Kinguios que nadam vagarosamente, não são recomendados à viverem juntos, sendo uma presa fácil para as tigres d’água, pois gostam de beliscar principalmente a sua cauda.

As tartarugas e os peixes se limitam pela quantidade de água no lago, pois um lago muito habitado pode prejudicar as espécies através dos "inimigos" que são as toxinas provindas dos seus próprios dejetos (fezes e urinas).

Com essas condições gera desconforto aos animais, por isso, temos o dever em manter todos saudáveis com ótima filtragem no lago para  sobrevivência das espécies.

A grande maioria dos laguistas gostam de fazer o próprio filtro caseiro (linha hobby), em caixas d’água ou galões de PVC. 

Se o hobbysta conhecer biologia, hidráulica e laguismo o suficiente, maior será as chances do filtro biológico funcionar.

Normalmente utilizam como elemento filtrante, cascalhos, cacos de telha, britas, cacos de tijolo e manta acrílica.

Esses materiais não possuem porosidade controlada, tornando-o a qualidade da água desfavorável aos habitantes do lago. 

A escolha do filtro biológico fica a critério de cada projeto e suas necessidades.

Mas, podemos afirmar que uma mídia biológica de qualidade trará grandes benefícios para filtragem, com poucas manutenções no lago ornamental.

As tartarugas tigre são animais dóceis de sangue frio, igual aos peixes.

Elas gostam de uma fonte de calor para se aquecerem.

Dessa forma, é primordial uma área externa seca próximo ao lago, onde possam colocar seus ovos e se exporem ao sol.

Os lagos ornamentais são considerados lugares ideais para criação das tartarugas aquáticas, contendo iluminação, insolação e fornecendo um grande espaço para elas viverem.

Em cativeiro elas vivem em média de 30 a 60 anos e suportam baixas temperaturas entre 5 a 10°C. 

Nascem com mais ou menos 4 cm e crescem cerca de 3 cm por ano, (quando adultas variam dependendo do seu sexo).

O macho atinge 25 cm e a fêmea fica maior, atingindo 30 cm quando adulta.

No período mais frio do ano, a tartaruga aquática se refugia no fundo do lago e hiberna durante todo o inverno com reservas suficientes para se manterem vivas.

Quando isso acontece, as tartarugas não se alimentam e adotam um comportamento característico, recolhem-se completamente no interior da carapaça e ficam imóveis.

Ao chegar a maturidade sexual os machos (que tornam-se adultos após 2 anos) adquirem uma coloração escura, enquanto as fêmeas (que tornam-se adultas após 5 anos) continuam esverdeadas.

A fêmea é maior e tem a parte inferior do casco (plastrão) ligeiramente convexa, fornecendo mais espaço aos ovos.

O macho tem o casco reto e côncavo, com a cauda mais comprida e volumosa, além disso, possui às garras das patas dianteiras maiores que a fêmea.

Sua reprodução é de julho a agosto, e sua desova é de setembro a dezembro, cada fêmea coloca em média 10 ovos, enterrados na areia que eclodem entre 60 a 120 dias de incubação.

No curso Mestre dos Lagos mostramos todos os passos para construção de um lago, filtros biológicos, técnicas de instalação e outras informações sobre o Laguismo no Brasil.

Curta nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais.

Faça você mesmo seu lago em casa!!!

Invista no seu sonho e seja um mestre em lagos ornamentais adquirindo nosso curso completo pelo site:

www.mestredoslagos.com.br