COMO ENCONTRAR E CORRIGIR VAZAMENTOS

Quando temos um lago para contemplar os familiares e amigos é a forma mais gratificante e prazerosa de um laguista.

Mas essa satisfação não deve ser interrompida por alguma perda do volume de água significativa.

A maior decepção para um amante de lagos sem dúvida nenhuma é achar vazamentos quase invisíveis no lago.

Por isso, quando por impermeabilizar seu lago devemos ter o máximo de atenção nas recomendações de aplicação da manta. 

Se o lago for em concreto, a aplicação do impermeabilizante também tem as instruções no rótulo do produto.

Mas, se o lago está baixando seu nível frequentemente, o que fazer?

Em primeiro lugar devemos analisar quanto que o lago está vazando ou evaporando, pois a água pode evaporar até 5 mm por dia (dependendo de algumas variáveis do clima em cada região do Brasil).

Os respingos da cascata ou chafariz pode aumentar ainda mais essa evaporação, e nos dias quentes do verão esse número aumenta bem mais.

Portanto, se estiver perdendo água mais que o normal, faça o seguinte teste: 

Primeiramente verifique e elimine qualquer possibilidade de vazamento pelas tubulações e conexões dos equipamentos do lago.

Em seguida, coloque uma régua vertical ou qualquer marcação dentro do lago bem na lâmina d'água, para verificar se está baixando seu volume de água durante os próximos 3 dias.

Encha um balde de água e coloque uma fita adevisa internamente para marcação da lâmina d'água, logo após deixe perto do lago durante 3 dias.

Se o lago baixou o nível de água mas do que o balde, estima-se que o tanque esteja com vazamento.

Se isso ocorrer, devemos retirar todos os peixes e colocar temporariamente em um tanque separado com filtragem e oxigenação, deixando o lago vazar até parar.

Assim que a água estabilizar-se e parar de baixar, você sabe em que altura do lago o furo ou trinca está localizado, e assim, fazer uma varredura ao redor desta linha d'água até achar o vazamento.

Se for lago com manta pode ser rapidamente consertado in loco, com o Kit de conserto auto adesivo, ou se for em concreto podemos aplicar na trinca produtos específicos (borracha líquida ou argamassa impermeabilizante flexível) para correção de vazamentos  que são vendidas em lojas do ramo. 

Quando completar de água novamente, utilize produtos condicionadores de água para eliminar o cloro e repor as bactérias presentes na água, protegendo a mucosa dos peixes e garantir a saúde do ambiente aquático.

Essa e outras informações estão disponíveis no curso completo "Mestre dos Lagos"

Não perca essa chance!!!

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. 

Crie você mesmo seu lago de jardim!!! 

Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br