COMO EVITAR A AMÔNIA NA ÁGUA DO LAGO?

A Amônia (NH3) é o resultado do excesso de compostos orgânicos dentro do lago. Esta molécula é formada pelo próprio peixe, sendo o produto final do seu metabolismo (fezes e urina), acumulando-se grandes concentrações de matéria orgânica na água.

Folhas apodrecidas e peixes em decomposição também acelera a concentração de NH3 na água. No entanto, a Amônia é super tóxica aos peixes e na concentração acima de 0,2 mg/l sua toxidade já é considerada crônica.

Os parâmetros da água fora do ideal causam estresse aos peixes, pois interferem diretamente no seu equilíbrio fisiológico. Com a má qualidade da água, o peixe estressado terá uma queda de imunidade em virtude das alterações hormonais que facilita a ação de diversos agentes patogênicos.

Desta forma, é muito importante sua eliminação da água e um constante monitoramento dos seus parâmetros no lago. Não deixe de fazer a medição periódica da Amônia, pelo menos de duas vez ao mês, evitando diversos problemas ao lago e aos peixes. Para prevenir o aparecimento da Amônia veja as dicas abaixo:

  • Devemos limpar ou trocar o refil do filtro mecânico (perlon, esponja, escovas, etc.)
  • Sempre fornecer ração de qualidade para os peixes e verificar se não há sobras de alimento no tanque.
  • Manter sempre a quantidade de peixes suficiente para o tanque e evitar super população no lago.
  • Verificar se o filtro biológico está com excesso de sujeira, se estiver, limpe-o com a mesma água do lago e troque cerca de 30% da água do filtro.
  • Para combater e ajudar neste controle, pode-se usar a Zeólita, uma argila natural que absorve Amônia e o Gás Sulfídrico.
  • Quando o pH está com grandes níveis alcalinos, pode estar com a presença de Amônia.
  • Baixar um pouco o pH, usando água renovada e ligeiramente acidificada, que também é uma alternativa, evitando que o Amônio (NH4) se torne tóxico.
  • Se ainda persistir a Amônia no lago, pode ser considerado um indicador de deficiência na filtragem, talvez seja o filtro incorreto para o tanque, com mídias biológicas insuficientes ou de má qualidade.
  • Em casos extremos faça uma troca parcial da água (30 a 50% do volume total), renovando com água (sem cloro), para estabilizar o equilibrio do lago. 

Para aprimorar seu hobby e aprender tudo sobre Laguismo, conheça o curso Mestre dos Lagos pelo site www.mestredoslagos.com.br e seja um especialista em lagos ornamentais.  

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre as novidades de lagos ornamentais. 

Crie você mesmo seu lago de jardim!!! 

Invista em você adquindo o curso completo de lagos ornamentais através do site: 

www.mestredoslagos.com.br