COMO EVITAR AS ZONAS MORTAS NO LAGO

No projeto de um lago ornamental com ausência de circulação da água pode surgir "zonas mortas", (locais onde não existe a circulação de água), pois justamente nestas zonas paradas existem acúmulos de matérias orgânicas que não conseguem passar pela filtragem, com isso, é propício o aparecimento das algas e também da amônia.

Para que este problema não ocorra, podemos instalar bombas de circulação com saídas estratégicas fornecendo a correta movimentação da água nessas áreas paradas do lago.

A bomba d'água para movimentação e circulação não precisa necessariamente ter saída para o filtro, sua finalidade é somente circular a água levando para uma cascata ou outro lugar do lago.

Em especial, a cascata deve encontrar-se na parte mais rasa do lago, para que o turbilhão provocado pela água, levem as partículas de sujeira em direção ao lado oposto, onde é colocado as bombas de captação para filtragem (ponto principal de captação).

Para um melhor controle da circulação é recomendado à construção de lagos circulares onde o “efeito redemoinho” auxilia na eliminação destas zonas.

Os lagos com formatos retangulares em concreto, a profundidade deverá ser maior com a decantação para parte mais funda onde localiza-se o ralo de circulação da água, evitando assim, o aparecimento de zonas mortas.

Uma boa circulação da água traz grandes benefícios para todo ecossistema, aumentando bastante a presença de oxigênio que é ótimo para sobrevivência dos peixes ornamentais.

Que tal você mesmo(a) construir seu lago ornamental ou adquirir mais conhecimento sobre Laguismo? O curso Mestre dos Lagos ensina tudo sobre o universo dos lagos no Brasil.  Você vai tornar-se um especialista em planejamento, construção, manutenção de lagos ornamentais e muito mais. Mergulhe nessa oportunidade!!!

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de laguismo. Invista em você e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do site: 

www.mestredoslagos.com.br