CURIOSIDADES SOBRE AS CARPAS NISHIKIGOIS

As Carpas Nishikigois são cada vez mais populares e consideradas uma joia viva, pela sua nobre coloração e seu majestoso nadar, fazendo com que as pessoas admirem e contemplem suas estampas perfeitas.

Além de proporcionar um maravilhoso efeito visual no lago, desempenham também a função de limpeza no ecossistema. Esses peixes gostam de mexer constantemente na areia e pedrinhas no fundo do lago, fazendo com que se movimentem as partículas orgânicas existentes, ficando em suspensão e sendo captadas pelo filtro.

Criadas com paciência e carinho, acostumam-se facilmente com as pessoas, comendo o alimento na mão. As carpas podem viver até 70 anos ou mais, e algumas parecem vestir roupa feita de brocado, com belas estampas coloridas.

Na aproximação diária com o animal, interagindo e fornecendo alimentos, torna-os companheiros por toda uma vida. E mesmo no inverno rigoroso não há necessidade de aquecedor para elas, portanto, vivem à temperatura de 8°C e sobrevivem até 2°C.

Uma característica interessante dessas carpas é que elas podem adaptar seu tamanho de acordo com o meio em que vivem. A carpa tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Se estiverem vivendo num pequeno lago, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros ao ano, mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada em um lago maior.

Para um bom convívio, os lagos devem conter dimensões de 3 metros cúbicos de água e uma profundidade mínima de 50 cm (medidas mínimas para um bom desenvolvimento das carpas). Em bons ambientes, as Nishikigois crescem em média 15 cm no primeiro ano, 30 cm no segundo ano, 45 cm no terceiro e 60 cm no quarto. E a partir do quarto ano o crescimento tende a ficar mais lento.

Na diferença entre os sexos, o macho é esbelto com seu corpo longo e estreito, aletas de pontas arredondadas menores e cores mais fortes. Já a fêmea o corpo é mais largo e roliço, o ventre é mais volumoso, tem aletas maiores e cores enfraquecidas.

Elas atingirem a maturidade sexual com 02 anos com aproximadamente uns 28cm. A desova natural ocorre entre a primavera e o início do verão. Uma fêmea de apenas um quilo pode produzir de 100 mil óvulos e desovar até três vezes durante um mesmo período reprodutivo.

O simples ato de observar esses peixes nadando, ainda que por alguns instantes, é um remédio contra o estresse. Pelo menos é o que pensam os asiáticos, que consideram essa prática uma fonte de serenidade e equilíbrio para enfrentar o dia a dia.

O curso profissionalizante Mestre dos Lagos mostra as variedades de Carpas Nishikigois para lagos ornamentais. Não perca essa chance!!! Conheça o curso completo pelo site  www.mestredoslagos.com.br e seja um especialista em lagos.

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de laguismo. 

Invista no conhecimento e adquira hoje o nosso curso através do site. 

www.mestredoslagos.com.br