EVAPORAÇÃO NOS LAGOS ORNAMENTAIS

Será que o lago está vazando água? A dúvida que temos em relação à perda do volume é achar que o lago está furado e perdendo água.

Já a evaporação é o processo físico no qual um líquido passa pelo estado gasoso devido à radiação solar e aos processos de difusão molecular e turbulenta.

Por isso, que os lagos ornamentais devido a grande movimentação de água, perdem seu volume pela evaporação.

A água evapora pela superfície, em movimento evapora mais rapidamente do que a água parada, além disso, quanto maior a incidência de raio UV, maior será essa evaporação.

Além da radiação solar, outras variáveis como a temperatura do ar, vento e pressão de vapor, também favorecem a evaporação nos lagos ornamentais.

Lagos com plantas palustres também ajudam nesse processo, pois ocorre a transpiração da água absorvida pelas plantas que é evaporada a partir de suas folhas.

Estima-se que um pequeno ou um grande lago natural ou ornamental, tenha uma perda de volume por evaporação entre 3 mm à 5 mm por dia, dependendo das variáveis citadas logo acima.

Os respingos na queda d’água da cascata também favorece a evaporação e pode interferir consideravelmente na perda de água do seu lago.

Devido a constante evaporação costuma-se encher novamente o lago e completar o volume de água perdido (se não existir reposição automática). Completar novamente o lago com uma quantidade de água que represente até 20% do volume total no momento.

Em seguida podemos aplicar o condicionador removedor de cloro e medir o pH para garantir uma água neutra. 

Nunca esqueça em deixar a mangueira com a água da torneira aberta no lago, se isso ocorrer você provavelmente perderá os peixes devido ao grande volume de cloro.

Se o lago está baixando o nível da água fora do normal, e acima de 5 mm por dia, ele pode estar com vazamentos. Por isso devemos nos preocupar com o nível da água sempre que baixar significativamente.

A praticidade de ter um filtro com reposição automática de água é um processo sem o encomodo de completar a água evaporada manualmente, mas sempre devemos cuidar para não perder água desnecessária e manter uma regulagem precisa na bóia d’água dentro do filtro.

No curso Mestre dos Lagos mostra as dicas para diminuir a evaporação e as maneiras de corrigir vazamentos.

Para maiores informações acesse nosso site www.mestredoslagos.com.br.

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos de lagos ornamentais. 

Não perca mais tempo!!!

Invista no seu sonho e seja um mestre no conhecimento de lagos. 

www.mestredoslagos.com.br