PEIXES ORNAMENTAIS PARA LAGOS

O universo dos peixes de água doce é bastante amplo, apresentam características distintas quanto ao comportamento que podem ser os mais variados.

Por isso, selecionamos algumas espécies para criação em um lago comunitário, pois é importante conhecê-lo seu comportamento, temperatura de conforto e pH, para obter as informações de acordo com suas características de convívio.

Logo após planejar a área de construção e o volume que terá o lago, agora vamos escolher os peixes que é realizado antes mesmo do projeto executado, para que sejam definidos o formato, a profundidade, os tipos de plantas aquáticas e os equipamentos do seu futuro laguinho. 

Carpas Nishikigois: São consideradas as rainhas dos lagos e muito apreciada pelos laguistas, sendo peixes resistentes ao frio que podem tolerar temperaturas próximas a 0°. Em países tropicais como o Brasil podem superar os 70 anos de idade.

Para criação das carpas é recomendado um lago com no mínimo 3 mil litros e com 50 cm ou mais de profundidade, para que as carpas possam ter espaço e ficarem confortáveis. As carpas irão crescer, portando não faça lagos pequenos para sua criação e desenvolvimento.

Não é recomendado colocar plantas aquáticas como os aguapés ou alfaces-d’água, por exemplo, junto com esses peixes. Se for a época da reprodução não tem problema, pois as raízes servem de abrigos para seus óvulos.

As carpas podem ser companheiras por toda uma vida. Quando for alimenta-las ou somente aprecia-las, chegue próximo do seu lago devagar e o mais silenciosamente possível para que elas não se assustem, e alimente-as vagarosamente com paciência.

Ao passar do tempo tornam-se mansas e sociáveis, deixando alimenta-las na própria mão.

Kinguios: Chamado também de japonês ou peixe dourado (goldfish). São peixes ornamentais muito pacíficos e com uma característica especifica, tanto do seu corpo e suas cores como do seu nadar.

O kinguio tem como origem a Ásia e ótimo para criação com outras espécies pacíficas no lago. São peixes que vivem muitos anos (entre 20 e 30 anos), podendo alcançar 30 cm dependendo da sua espécie, e por isso precisam de grandes espaços. Também são peixes de frio e toleram baixas temperaturas.

Cascudos: Peixe pacífico que pode conviver muito bem com outros animais. Dependendo da espécie esse peixe de fundo pode chegar até 50 cm. São considerados os faxineiros do lago, promovem a limpeza no tanque e são muito resistentes as adversidades da água e do clima.

Comem algas das pedras e detritos no fundo do lago, justamente por esse motivo não demandam de uma alimentação especial. São espécies de hábitos noturnos, por isso, é recomendado criar alguns refúgios escuros (tocas), para que possam se abrigar durante o dia.

Espécies como os Espadinhas, Platis e Molinésias: São peixes pequenos e calmos que podem ser criados junto com outras espécies pacíficas e comunitárias. Preferem as águas ligeiramente alcalinas apesar de suportarem parâmetros muito diferentes aos locais em que habitam. Eles se reproduzem de forma rápida e são excelentes peixes para o controle de larvas de mosquitos.

A variação brusca de temperatura da água pode trazer complicações e algumas doenças a esses peixes. Por esse motivo, essas espécies são indicados para regiões mais quentes com pouca variação do clima.

Por nadarem em cardume deixam o lago mais bonito e divertido. Além disso, são espécies que não necessitam de uma alimentação diferenciada, pois encontram comida no próprio lago.

Alimentação: Alimentar corretamente os peixes influencia diretamente no seu crescimento e desenvolvimento. Vale lembrar que a alimentação deve ser equilibrada e com rações específicas para que não haja frequência das manutenções do lago. Os peixes podem ser alimentadas duas vezes ao dia, sempre sem exageros.

Alimentação alternativa: As carpas e kinguios em especial adoram alguns vegetais, como: pepino, alface, couve, brócolis, acelga, agrião, espinafre, lentilha d’água e salvínia.

As ervilhas, brócolis e couve-flor devem ser oferecidos cozidos. Depois de alimentá-los retire as sobras que ficam no lago para não apodrecer no fundo. Adoram comer também larvas, minhocas, insetos e vermes. Essa proteína animal deve ser oferecida apenas uma ou duas vezes por semana.

Com essas dicas agora você já sabe quais são as melhores espécies de peixes para criar em lagos ornamentais. Não perca tempo!!! O que está esperando para construir o seu sonho? 

Crie você mesmo(a) seu próprio lago ornamental. 

Não é difícil, basta ter dedicação e força de vontade para realizar esse objetivo. 

Conheça o nosso curso de lagos ornamentais e invista no seu sonho. Clique no site www.mestredoslagos.com.br e estude os e-books em casa com todos os passos da montagem, manutenção e diversas dicas para especializar-se em laguismo.

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Compartique momentos agradáveis com seus amigos e familiares!!! 

Assim, você incentiva outros leitores e amantes de lagos a fazerem o mesmo!!! 

www.mestredoslagos.com.br