PORQUE AS BOMBAS D'ÁGUA SÃO EQUIPAMENTOS INDISPENSÁVEIS?

As bombas d'água têm um papel importante dentro de qualquer ambiente aquático. Elas trabalham movimentando a água para o filtro biológico, para o filtro UV ou para qualquer parte do lago. Não se deve arriscar manter o lago ornamental sem uma bomba d’água. 

A ausência do equipamento compromete a oxigenação para os peixes dentro do tanque. Também faz com que a água fique suja e com algas rapidamente, transformando-se em um lago repleto de resíduos e matéria orgânica.

Um lago ornamental é um ambiente aquático artificial, por isso, não conta com uma circulação natural. Esse sistema fechado não permite a entrada de água nova constantemente, e todo o volume precisa ser filtrado de alguma maneira. 

Com as bombas d’água teremos total certeza de que a água passará pelos equipamentos e terá uma excelente oxigenação. Esse cuidado vai prevenir o surgimento de algas e o acúmulo de impurezas no lago. Manterá o ambiente limpo e adequado para a vida dos peixes e de todo o ecossistema.

É sempre recomentado ter no mínimo duas bombas no lago ornamental. Se em alguma eventualidade ocorrer algum problema com uma delas, terá outra em funcionamento até a reposição da bomba reparada, e assim garantir a total oxigenação da água.

O motor da bomba é o componente que faz a bomba funcionar. Ele é dividido em duas partes, com o estator e o rotor. O estator é a parte fixa do motor e que gera energia eletromagnética para fazer o rotor girar. O rotor é o componente que gira em um eixo e que leva energia mecânica para o impeller.

O impeller, por sua vez, irá produzir a movimentação da água através da força centrífuga. As melhores bombas para lago são aquelas que utilizam eixo e bucha de aço e/ou cerâmica, já que não haverá desgaste do eixo no atrito com a bucha.

A bomba d’água só deve ser desligada na hora de fazer a manutenção do rotor. O ideal é que esse procedimento ocorra, pelo menos, uma vez ao mês. A frequência de limpeza pode variar dependendo do projeto e o posicionamento da bomba dentro do lago. Para isso, basta desliga-lo, abrir o equipamento, tirar o rotor, eliminar a sujeira, montá-lo e ligar novamente.

Considerando que a bomba funciona por 24 horas em um lago, é muito importante que o consumo de energia seja baixo. Existe uma relação direta entre o consumo (potência em Watts), a vazão e a coluna d’água de uma bomba (altura que a bomba consegue elevar a água). Quanto menor o consumo, menor será a vazão ou a coluna d’água. Bomba com pequena coluna d’água normalmente possuem baixo consumo para um lago ornamental.

Após a escolha é importante lembrar que o equipamento tem um tempo de vida útil específico, portanto, as constantes manutenções mantem o equipamento por mais tempo. Procure sempre colocar bombas que tenha peças de reposição e assistência especializada, dessa forma, se previne situações indesejáveis mantendo o lago bonito e sempre bem conservado.

No curso Mestre dos Lagos iremos mostrar uma tabela que dimensiona as bombas para cada volume nos projetos de qualquer lago ornamental. Acesso ao curso pelo site www.mestredoslagos.com.br

Não perca essa chance!!!

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. 

Crie você mesmo seu lago de jardim!!! 

Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br