PREDADORES NOS LAGOS ORNAMENTAIS

Cuidar do lago de ornamental é um passa tempo prazeroso que envolve toda família, mas também é uma tarefa que envolve alguns cuidados com os habitantes do lago.

Quem tem um laguinho em casa sabe como é ruim perder um peixe, seja por doença, por pulos fora d’água ou por predadores, principalmente se o peixe foi criado desde filhote no lago.

Nós desenvolvemos um afeto especial pelo animal, como se fosse nosso pet de estimação, por isso, os cuidados devem ser redobrados.

Se você é um bom laguista e exerce todas as tarefas para deixar o lago ornamental em ótimas condições para os peixes, as perdas no plantel serão quase zero.

Mas, é bem comum acontecer o desaparecimento de alguns peixes no lago ornamental por predadores.

Os predadores nos lagos sempre serão uma ameaça para os peixes, principalmente os mais vulneráveis.

Conheça agora os principais predadores de lagos ornamentais no Brasil:

As Aves:

Você sabia que alguns predadores vêm por cima? 

As aves possuem vantagens avistando suas presas alguns metros acima do lago.

Entre as aves predadoras existentes, temos a Garça, o Biguá, o Bem-te-vi e o Martin pecador.

Definir o nível de água para o lago ornamental é muito importante para proteger e assegurar a vida aquática.

Lago com profundidade baixa, pode expor os peixes e deixá-los muito próximos da superfície, torna-se vulneráveis as aves.

Os Felinos:

Os gatos domésticos são na grande maioria uma ameaça para os peixes no lago, seu instinto de caça é bastante aguçado e são excelentes caçadores de peixes.

Para dificultar sua agilidade, devemos fazer lagos com bordas curvadas em 45º, dessa forma, torna-se difícil as investidas dos felinos.

Criação de refúgios para peixes:

No habitat natural os peixes conseguem encontrar tocas, escondendo-os rapidamente de ameaças.

Os lagos ornamentais ficam expostos aos predadores, portanto é preciso reproduzir o mesmo ambiente criando algumas tocas e esconderijos nas pedras.

As plantas aquáticas além de favorecer a filtragem da água no lago, também formam esconderijos e segurança aos peixes.

As plantas colocadas ao redor do lago como paisagismo, cumprem o papel tanto de proteger o lago de predadores, quanto de fornecer uma boa estética, dando um toque natural.

Artifícios de proteção:

  • Utilizar algumas linhas de nylon estendidas sobre a superfície do lago, garante superficialmente essas visitas indesejáveis. As linhas, impedem o voo das aves e a captura do peixe. Mas, as linhas acabam prejudicando a estética do lago e nem sempre impedem a pesca de outros predadores.
  • Pendurar CDs para ofuscar a visão das aves também é uma opção. O brilho refletido com a luz do sol no disco, impede os voos das aves predadoras.
  • Usar alguns artefatos de cerâmica ou gesso, como os Gaviões e Corujas nos lugares estratégicos em volta do lago ornamental, é ótima alternativa para afugentar as aves predadoras.
  • Também podemos colocar barreiras ao redor do lago, seja com telas, grades, cercas de madeira ou cercas verdes, dando proteção principalmente nos ataques dos felinos.

Cuidar do lago e dos peixes é prioridade para manter o ecossistema vivo. Achar alternativas de proteção para a fauna do lago, reduz consideravelmente a presença dos predadores.

Se preferir adquirir mais informações sobre as técnicas e os segredos do laguismo no Brasil conheça o curso Mestre dos Lagos, acesso pelo nosso site www.mestredoslagos.com.br

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Compartilhe momentos agradáveis com amigos e familiares no seu novo lago ornamental!!!

www.mestredoslagos.com.br