QUAL RAÇÃO DEVO DAR AOS PEIXES?

Hoje existem diversas marcas de rações industrializadas no mercado, mas devemos escolher sempre a ração que atenda às necessidades específicas do peixe. Para mante-los saudáveis é preciso compreender aspectos básicos relacionados à alimentação para cada espécie.

Os peixes precisam de dietas contendo níveis adequados de vitaminas, proteínas, minerais e gordura. A qualidade, quantidade e frequência são quesitos importantes a serem considerados na alimentação diária.

O tamanho da ração deve ser ideal ao tamanho da boca do peixe, para que não tenham dificuldade na hora de comer, as carpas por exemplo, não mastigam elas simplesmente engolem os grãos inteiros.

Como característica, as carpas possuem um sistema digestivo muito simples, esôfago curto e não possuem estômago, por isso toda a comida ingerida acaba sendo digerida no seu intestino. Por conta deste sistema digestivo particular elas sempre estão com come e a ração oferecida deve ser de fácil digestão e rica em nutrientes.

Toda alimentação exige cuidados para o peixe e para saúde do lago, pois muita ração oferecida pode poluir a água. No inverno as carpas costumam estar menos ativas, por isso basta alimenta-las uma vez por dia, sem exageros. Já no verão, quando os peixes encontram-se mais agitados é possível alimentar pelo menos duas vezes ao dia.

Se a comida não for consumida de 5 a 10 minutos é sinal que você exagerou na quantidade. Dessa forma, na próxima vez é possível controlar a quantidade de comida que está sendo inserida na água.

Rações de má qualidade contém quantidades significativas de carboidratos e gorduras, principalmente de origem animal, pois não serão digeridas e podem acelerar a incidência de amônia na água, que é muito tóxico aos peixes.

Procure por rações de qualidade que mantenha uma dieta adaptadas às necessidades de cada espécie de peixe, encontre rações com os níveis ideais de proteína vegetal e que não altere a coloração da água.

Hoje existem no mercado nacional e internacional rações com ótima qualidade. Dê preferência por marcas que já foram adquiridas e testadas por Laguistas experientes, como: Sera, Tetra, Tropical, JBL, Alcon, Poytara, etc.

No curso Mestre dos Lagos você aprende todas as informações a nível nutricional para cada fase da vida do seu peixe ornamental. Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais.

Faça você mesmo(a) seu lago!!! E invista no seu sonho aquirindo mais conhecimento com o Curso Completo de Lagos Ornamentais através do site: 

www.mestredoslagos.com.br