VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ESTERILIZADOR ULTRA VIOLETA

Em lagos ornamentais a utilização do UV é quase que obrigatória, pois as algas verdes tomam conta de forma muito fácil e rápida de todo lago, deixando-o totalmente verde. Por dentro do tubo cilíndrico do esterilizador circula a água do lago que é enviada pela bomba, passando pelo cristal de quartzo que protege a lâmpada. Veja agora algumas vantagens e desvantagens no uso do esterilizador (filtro UV) nos lagos:

Vantagens:

  • O esterilizador UV é de fácil instalação, requer pouca manutenção e promove um enorme benefício a saúde dos peixes.
  • É utilizado para esterilizar micro organismos vivos na água do lago e as famosas algas em suspensão.
  • Quando a radiação da lâmpada penetra nos micro organismos, inicia-se a mutação no DNA (material genético) impedindo sua reprodução.
  • Previne de doenças e infecções nos peixes, pois consegue fazer com que as bactérias e parasitas não passem de um peixe já infectado para outro.
  • Quando o parasita está em seu estágio de suspensão na água, o UV irá agir eliminando-o e esterilizando-o da água.
  • Se o UV estiver dimensionado corretamente, todos os organismos em suspensão serão eliminados, mantendo o lago totalmente saudável.

 

Desvantagens:

  • Alguns medicamentos podem perder o efeito sob a radiação UV, e por isso, o esterilizador deve estar desligado em períodos de tratamento com remédios, se for o caso.
  • As lâmpadas Ultra Violeta podem ser muito perigosas manuseadas incorretamente. Não devemos fazer manutenções e limpezas com o equipamento ligado, pois pode causar consequências graves como a queima da retina dos olhos e até a cegueira.
  • A lâmpada tem seu tempo de duração. Estima-se que até 11 meses a lâmpada ainda tem a qualidade de esterilização necessária (dependendo de cada fabricante). Passando esse período não terá o mesmo desempenho, portanto é recomendado sua troca.
  • Não devemos usar filtros UV exposto a umidade. O equipamento contêm reatores blindados (desde o plugue até o corpo de filtro), mesmo sendo blindado deve ficar livres das chuvas.

 

Essas e outras dicas sobre como dimensionar um filtro UV e tudo sobre lagos ornamentais, você encontra no curso Mestre dos LagosSaiba tudo sobre o universo dos Lagos Ornamentais adquirindo nosso curso completo e recebendo seu certificado de participação. Também curta nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e mantenha-se informado sobre novas dicas de lagos ornamentais. Crie você mesmo seu lago de jardim!!! Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br